"Antenati" facilita ainda mais a pesquisa dos ancestrais italianos
O portal de pesquisa de antepassados italianos Antenati traz uma grande atualização, prometida há 6 meses: seu uso mais amigável e intuitivo.
Uma verdadeira dádiva para todos os genealogistas interessados em raízes italianas — sejam as próprias sejam a de seus clientes.
Antenati ("ancestrais" em italiano) é um portal online, criado e mantido pelo Ministério da Cultura italiano, que agrupa as coleções do registro civil (estado civil)  depositadas nos arquivos departamentais italianos. 
Ainda faltam cerca de 30 % dos arquivos e os webmasters são claros:  
- O portal não cobre todos os departamentos italianos
 - No mesmo departamento, alguns municípios podem estar ausentes
 - Uma cidade, por anos, até décadas, podem ter arquivos perdidos
 
Apesar dessas desvantagens, o portal continua sendo uma ferramenta essencial, desde que você saiba como usá-lo corretamente. Dependendo do departamento onde sua pesquisa ocorre, três períodos podem ser cobertos:
- Estado civil napoleônico (ECN) (1804-1814)
 - estado civil da Restauração (ECR) (1815-1865)
 - Estado civil italiano (ECI) (desde 1866)   
 
Ou seja, o portal deu um grande avanço mas continua necessitando do pesquisador genealógico bons conhecimentos de História e Geografia, além é claro de alguma informação sobre o ancestral que se pesquissa,
Desde meados de novembro, a nova apresentação (ainda não disponível em português) permite que você comece sua pesquisa imediatamente a partir da página inicial, bastando inserir:
- o nome de um município (Località ). Uma lista de sugestões é exibida a partir do terceiro caractere inserido;
 - um período de referência (Anno del registro com data de início, Inizio, e data de término, multa);
 - o tipo de ato procurado (Tipologia ). Novamente, uma lista de sugestões é exibida a partir do terceiro caractere inserido.
 
Também no Antenati é possível realizar uma busca por patronímico (Cerca por nome, com entrada de um nome, Nome, e / ou um primeiro sobrenome, Cognome ) — com precisão de local e / ou ano de nascimento ou falecimento — mas neste caso os resultados disponíveis são ainda significativamente reduzidos.
Aviso imediato
Ao entrar no portal Antenati já surge um aviso, com o texto seguinte: 
Aviso aos usuários
A publicação do novo Portal trouxe consigo uma melhoria significativa em todas as funcionalidades e constitui o pré-requisito para introduzir ainda mais melhorias. Estamos trabalhando e continuaremos trabalhando para tornar o “Antenati” cada vez mais utilizável, eficiente e completo.
Particularmente:
- Estamos trabalhando na recuperação oportuna de todos os Arquivos do Estado já presentes.
 - Estamos investigando a possibilidade de restaurar a funcionalidade dos URLs anteriores para o novo sistema também, pelo menos temporariamente.
 - Estamos trabalhando para otimizar a infraestrutura do Portal.
 - Estamos organizando reuniões de seminário, online e abertas a todos os usuários, para aprimorar o conhecimento dos recursos e ferramentas implementadas com o novo lançamento.
 - Paralelamente procederemos com o carregamento progressivo dos novos Arquivos e com todos os objetivos indicados na apresentação.
 
Agradecemos as centenas de comentários, sugestões e recomendações já recebidos e pelos que virão, que serão um guia útil para o nosso trabalho.
Facilidade de Operações
Todas essas funções já existiam na versão antiga, mas as operações eram muito mais complexas e os resultados demoravam mais para serem obtidos.
A rapidez na obtenção dos resultados e a facilidade de localização de um registro representam um grande avanço.
Uma nova seção se oferece para compartilhar suas histórias familiares (Storie di famiglia) e consultar a história de famílias já inscritas. Nesta seção, você também pode encontrar recursos audiovisuais (filmes, entrevistas, etc.) que fornecem uma visão interessante e muitas vezes inédita sobre a vida de antepassados italianos.
No final das contas, o portal Antenati vem se tornando uma verdadeira enciclopédia genealógica acerca de ancestrais italianos, reunindo fontes oficiais, bem como dados de história da família de coleções privadas.

Comentários
Postar um comentário